Causa e Efeito na Vida Real
Durante muito tempo, eu achava que a lei de causa e efeito era algo puramente mecânico:
Você faz "A" (ação física) para obter "B" (resultado).
O problema dessa visão é que ela nos torna escravos do "como". A gente se desgasta tentando manipular o mundo externo (circunstâncias), acreditando que o esforço físico é a única variável que importa para o sucesso de um projeto ou desejo (resultado).
O que eu notei é que:
Quando foco apenas na ação mecânica e ignoro meu estado interno, o custo é a limitação.
A visão fica estreita, focada em resolver problemas imediatos (geralmente por medo ou busca de dopamina rápida) e a vida parece pesada. É como tentar dirigir com o freio de mão meio puxado: você até se move, mas o desgaste é imenso e o alcance é curto.
Eu vivi um exemplo claro disso quando quis assistir às aulas de um professor que custavam R$ 180 cada. Naquele momento, eu não tinha o valor. Em vez de focar na falta, decidi focar no meu estado interior. Fui fazer o que me dava empolgação: investigar o assunto no Reddit e interagir com quem já conhecia o tema. Ao agir na minha frequência mais alta — fazendo o melhor que eu podia com o que tinha — eu não achei apenas uma aula; achei uma pasta com 400.
O que chamariam de sorte, Eu vi como sintonia.
A conclusão que cheguei é que:
A sincronicidade é a regra de causa e efeito que une o estado interior ao desdobramento da realidade.
Para mim, circunstâncias não importam, apenas estados interiores importam.
Uso a palavra "importar" na tradução direta de matter (palavra em inglês que significa ao mesmo importar e materializar).
A sincronicidade é o mecanismo que organiza a matéria para espelhar a sua frequência.
Se ajo alinhado ao meu Eu Verdadeiro, o efeito é o que muitos chamam de sorte ou até de "milagre". Se ajo pelo ego ou medo, o efeito é o desalinhamento e a dor.
Essa perspectiva me trouxe uma mudança de 360º porque me permitiu soltar o controle do mundo exterior. Hoje, meu foco é gerenciar minha reação e minha empolgação. Se eu mantenho a paz interior, o significado que dou aos eventos é pacífico, e a realidade responde a isso. Os desafios não sumiram, mas a forma como eu os atravesso mudou:
Agora eu extraio o melhor de cada situação porque decidi que o meu estado interno é a prioridade, não o cenário lá fora.
A prática que eu venho adotando e que sugiro como teste é a "negociação com o ego". Como ele quer controle, eu posso deixar que ele comande 90% das minhas atividades de forma lógica e materialista. Mas reservo 10% do dia para agir puramente pela empolgação, sem planejar o resultado. É um experimento para observar como a realidade se comporta quando a causa é apenas a minha frequência elevada.
Essa é a forma como eu tenho enxergado a vida ultimamente. E vou adorar saber a sua opinião a respeito disso. Assim como tirar qualquer dúvida que o texto tenha gerado. Então me conta: você já tinha percebido isso?